CASA DE CÂMARA E CADEIA DA VILA DE PORTALEGRE

CULTURAL

Informações

Sua construção se deu no século XVIII, quando do início da Vila de Portalegre. A arquitetura conserva traços do período colonial, isto também se percebe no mercado público e nas casas que decoram o centro da cidade. O prédio, externamente, mantém suas características originais. Trata-se de uma construção muito sólida; as paredes eram todas fechadas pelas laterais, sendo a única abertura para as celas uma porta alçapão, que se abria no pavimento superior, por onde desciam os prisioneiros através de uma escada, quando não eram jogados de qualquer jeito.
Foi cadeia, Prefeitura, Câmara e Vereadores, discoteca, Banco. O Prédio é Tombado pelo Governo do Estado.
Hoje no prédio estão: o museu; a pinacoteca e a biblioteca municipal.
Anexo, existe o Centro Cultural Cantofa e Jandy, com um auditório com capacidade para 100 pessoas.

É a única Casa de Câmara e Cadeia de toda a região, porque esse tipo de prédio só existia em Vilas que iam sendo fundadas, era como se fosse a Sede Político-Administrativa do Governo da região, dessa forma Portalegre era a sede do governo português na região.

De segunda a sexta: 07h às 11h e 13h às 17h

Avalie!