Notícias

COMUNIDADE QUILOMBOLA DO PÊGA EM PORTALEGRE MANTÉM VIVA A TRADIÇÃO DA DANÇA DE SÃO GONÇALO.

Notícia

Foi realizada durante a manhã e tarde de hoje, 24 de janeiro de 2018 na Comunidade Pêga, a apresentação da Dança de São Gonçalo, onde foram apresentadas 12 jornadas, o grupo de mulheres e homens dançaram 06 jornadas pela manhã e 06 a tarde. A Dança de São Gonçalo, é de origem Portuguesa, foi introduzida no Brasil pelos fiéis do Santo, sendo logo assimilada pelos negros. Uma das únicas autênticas manifestações culturais desse nível no estado do Rio Grande do Norte, está mais precisamente no município de Portalegre. A dança aqui é centenária, as comunidades negras de Engenho Novo e Pêga (remanescentes quilombolas) encarregam-se de mantê-la viva.

Estiveram presentes na apresentação da Dança no Centro Comunitário do Pêga, o Prefeito Manoel de Freitas Neto, a Secretária de Assistência Social Markylyanna Dias, o Secretário de Educação Afrânio Lucena, o Diretor da Casa de Câmara e Cadeia Marcksuel Oliveira, a vereadora Dorinha, o Professor de História Dr. Thiago Dias, a professora da UERN Ivonete Soares, o empresário Jocélio, o médico e artista plástico Etelanio Figueiredo, o Diretor do Sindifern e auditor fiscal José Vieira e comunidade Portalegrense.

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.